24 de maio de 2011

Achado Acidental em TC da Coluna Dorsal

Jovem do sexo feminino chega ao Serviço de TC, vinda do Serviço de Urgência com pedido de realização de TC da Coluna Dorsal.
Durante a realização do exame foi detectada uma alteração. Segue a imagem representativa em baixo.

Corte Axial da Coluna Dorsal em Janela de Partes Moles. A seta vermelha representa o achado acidental, coincidente com possível ligeiro Derrame Pleural à Esq.

Devido a este achado, foi feita uma reconstrução com um FOV maior para avaliação do Tórax. Segue a baixo uma das imagens obtidas.

Imagem em Plano Axial onde se pode observar área de consolidação de aspecto cuneiforme na periferia da base do Lobo Inferior do Pulmão Esq. (Seta Vermelha)


Este achado levou à realização de uma Angio-TC do Tórax para despiste de Tromboembolismo Pulmonar (TEP). Repare em duas imagens obtidas com protocolo de TEP, onde se pode observar falha de preenchimento segmentar da trama Vascular Arterial Pulmonar (Seta amarela).

Plano Axial

Plano Coronal

ANATOMIA - Toráx Mediastino

Anatomia - MEDIASTINO


20 de maio de 2011

Afecções Hepáticas - HEMANGIOMA

  • Comum: até 20% da população.
  • Padrão característico de captação de contraste:
Captação globular/nodular periférica precoce.
Captação centrípeta tardia.



  • Capta contraste da periferia para o centro.
  • Inicialmente em focos periféricos.
  • Torna-se isodenso ao parenquima nos cortes tardios.









Este padrão de captação caracteristico, ajuda no diagnóstico.



Afecções Hepáticas - QUISTO HEPÁTICO SIMPLES

  • Anomalia do desenvolvimento
  • Comum: até 15% da população.
  • Cavidade contendo fluido, revestida por epitélio.
  • Geralmente um achado ocasional,mas pode infectar ou crescer.

Aspecto em TC:
  • Lesão arredondada ou ovóide.
  • Lesão hipodensa.
  • Parede bem delimitada.
  • Densidade uniforme (-20 a +20 UH).
  • Não capta contraste.

Se múltiplos, possibilidade de Doença Poliquistica.

19 de maio de 2011

Recontrução 3D do Joelho - Material de Osteossintese

Seguem algumas imagens que ilustram pós colocação de material de osteossintese, utilizado numa fractura do joelho, que podem ser realizadas em pós processamento 3D.









16 de maio de 2011

ASCITE

Ascite é uma acumulação de fluidos na cavidade abdominal. É um acontecimento comum devido a cirrose e outras doenças graves do figado, e sua presença pode esconder outros problemas médicos.

A tomografia Computadorizada abdominal é um método de diagnóstico muito sensivel na detecção deste tipo de patologia, pois, permite avaliar facilmente a estrutura e morfologia dos orgãos abdominais.

Nas imagens em baixo pode-se observar a extensa presença de liquido na cavidade abdominal (cortes axiais), que se estende até à zona pelvica (imagens coronais).




 

HÉRNIA DE HIATO

A hénia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esófago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direcção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.

O inconveniente mais comum que a hérnia de hiato acarreta é a sua relação com o refluxo gastroesofágico. Este refluxo caracteriza-se pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.

O tratamento da hérnia de hiato pode ser clínico ou cirúrgico, na dependência do tamanho da hérnia de hiato e da intensidade do refluxo gastroesofágico.

ESQUEMA ILUSTRATIVO DE TIPOS DE HÉRNIAS DE HIATO: A- normal B- ausencia de esófago abdominal C- hérnia de deslizamento D- hérnia para-esofágica.



Em TC esta patologia é fácilmente identificável como se pode verificar nas imagens seguintes: